Num mundo em que todos devem desempenhar alguma função e trazer vantagens econômicas, é comum que pessoas ditas incapacitantes sejam colocadas a margem da sociedade. Felizmente o interesse de muitos a cerca do tema tem aumentado o entendimento e consequentemente melhorado a aceitação social das pessoas que convivem com suas limitações físicas ou mentais.
A inclusão social é muito comentada atualmente, mas será que você sabe o que significa? Pra que ocorra, a sociedade deve passar por um processo de adaptação para que possa incluir as pessoas com necessidades especiais. Vale salientar que essas pessoas especiais também devem passar por um preparo para poderem assumir seus papéis na sociedade.
Muito se vê na mídia sobre
inclusão social, posso ousar a afirmar que a população, em sua sua maioria, não tem preparo
algum. Mas quem prepara as pessoas especiais?
A constituição de 1988 afirma em seu artigo 23, Capítulo II: “É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios cuidar da saúde e assistência públicas, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiências”. Como é de sabedoria pública, pouco dessa resolução é comprida.
Porém, como se abre uma janela para cada porta fechada, existem pessoas que disponibilizam parte de suas vidas, tempo e dinheiro para suprir a maior das necessidades das pessoas especiais: O cuidado.
VEJA TAMBÉM
A fundação Giacomo e Lucia Perrone, mais conhecido como Fundação Perrone, é um centro terapêutico para crianças com habilidades diferentes e é um bom exemplo a ser dado. Fundada pelo sacerdote e professor italiano Dom Michele Perrone, atende a crianças pobres portadoras de diferentes disfunções neuropsicomotoras: hidrocefalia, anencefalia, síndrome de Down, entre outras. Como fundação beneficente, funciona por meio de doações. Sua sede fica no bairro de Piedade.
“Essa é a maior expressão de amor, e o que se recebe em troca
é
sempre muito mais do que foi dado.”
O Grupo CativAção teve a maravilhosa oportunidade de conhecer o trabalho da Fundação Perrone e participar de seus eventos levando doações. Para ver fotos desse momento especial, acesse a página GALERIA no menu do Blog.
Texto: Adrielle
Rodrigues