O dia nacional do voluntariado foi proposto pelo presidente José Sarney no ano de 1985, sancionado pela Lei 7.352. E desde então, passou a ser lembrado e comemorado anualmente. Mas o que é ser voluntário?
Segundo as Nações Unidas “Voluntário é o jovem ou o adulto que, devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos...”
Para ser voluntário, não é preciso ser um especialista, basta ter boa vontade, dedicação e muito amor ao próximo. O salário deste trabalho, é ver o agradecimento e a alegria de quem precisa de apoio, seja ele físico ou espiritual. É ter a satisfação de missão cumprida.
Portanto, o grupo CativAção parabeniza a todos os voluntários ou prestadores de assistências humanizadoras. Que neste dia seja comemorada esta atitude tão linda e singela que é ser voluntário!
Texto: Juliana Cristina
Ser voluntário:
ResponderExcluirSer voluntário é ser útil, deliberadamente, sem esperar recompensas nem compensações. Ser voluntário é, por vezes, uma benção do céu para quem beneficia.
Em alguns países o voluntariado é uma prática corrente, um princípio, como que uma obrigação individual e livremente assumida. É uma espécie de afirmação de cidadania plena e responsÁvel. Neste país, um país de cidadãos complexados, ninguém quer ser “criado” de ninguém, quase ninguém está para se incomodar por alguém que não conheça (a não ser que apareça na televisão). Jovem, adulto, reformado ou desempregado, poucos assumem o voluntariado como uma prática priveligiada de realização pessoal e social.
Para se ser voluntário é necessário procurar aonde e como.
Alguém ao seu lado pode estar a precisar de ajuda!
Quase todas as Instituições e Hospitais, têm o apoio dos Voluntários.
Procure e veja o que essas instituições propõem.
Ser voluntário para mim, é receber mais do que dou...
FONTE: http://viveroutravez.blogspot.com/2008/12/dia-do-voluntrio.html