sábado, 29 de outubro de 2011

A Importância do Sorriso

O Grupo CativAção agradece a todos que compareceram a campanha “O sorriso é a maior doAção, realizada no dia 08/10/2011, no Auditório da Soledade. O evento foi um sucesso, tendo a participação de Alexandre Albuquerque e Kedny Silva (do grupo de stand-up comedy “Os Ideais da Comedia”). Conseguimos arrecadar um bom numero de doações e os ingressos tiveram uma ótima vendagem, sendo 140 vendidos na hora. A partir disso, conseguimos movimentar uma boa ajuda para a Creche Educacional das Marinas, situada no município de Jaboatão dos Guararapes, no bairro de Barra de Jangada. 

Foram 1 hora e meia de apresentação e que, muitos nem imaginam, mas o riso também serve como uma grandiosa terapia, fazendo sentir-se revigorado para mais um dia movimentado nessa sociedade frenética e estressante. Quem pensa que rir é um comportamento bobo e banal está muito enganado. Apesar de ser um mecanismo aparentemente simples, o riso guarda um complexo sistema que envolve o cérebro e afeta todo o corpo. 

Está mais do que provado que o riso é um elemento importante no combate ao estresse, ligado diretamente ao nosso sistema nervoso central (parte de extrema importância ao ser vivo, pois é nele que passa todas as sensações e emoções que o cérebro irá interpretar e manter o corpo equilibrado). É considerada uma válvula de escape às pressões do dia a dia e, por exemplo, com função positiva no auxílio à recuperação de pacientes internados em hospitais. O bom humor, para inúmeros especialistas, inclusive da área de neurologia, reduz a pressão sanguínea e o nível de hormônios que afetam nosso sistema imunológico. 

Neurocientistas do mundo todo atestam que a risada é um instinto de sobrevivência para alguns animais e seres humanos, que convivem em sociedade. No campo da reabilitação, há um enorme incentivo à terapia do riso, que tem sido amplamente adotada nas últimas décadas. Vão aqui algumas dicas que podem ajudar a rir mais e assim fazer com que se veja e sinta sua vida de forma diferente: 

  • Exercite o lúdico, por meio das brincadeiras, das práticas esportivas, do hábito de cantar 
  • Não tenha medo de rir das próprias gafes 
  • Não tenha vergonha de rir sozinho ou acompanhado 
  • Assista a comédias, de vez em quando, para liberar o bom humor 
  • Mantenha contato com crianças e pessoas alegres, pois essa energia é contagiante 
  • Se possível, tenha um animal de estimação, que proporciona o bem-estar e momentos prazerosos 

Mas, apesar dessas dicas, algo importante a ser lembrado: mais que um simples sorriso, uma graça, situações cômicas, bons pensamentos, bons sentimentos, boas lembranças, pensamentos positivos, palavras de apoio e incentivo já são fatores importantes que estimulam o bem estar e o equilíbrio de cada pessoa. 

Pratique o bem, seja solidário. Cative o próximo.

Por Will Melo, estudante do curso de Psicologia e integrante do Grupo CativAção

Nenhum comentário:

Postar um comentário