Antigamente, por volta do
século V, os hospitais não eram lugares onde as pessoas procuravam
a cura de suas enfermidades, mesmo porque não se haviam recursos
para curar as doenças que assolavam a população. O que se
procurava nesses lugares eram medidas paliativas para que seus
sofrimentos fossem aliviados, uma busca por atenção e conforto na
hora da dor. Já com avanço da tecnologia da ciência e da medicina,
a relação dos indivíduos para com o ambiente hospitalar mudou,
porém valores subjetivos do paciente, tais como, crenças,
sentimentos e valores foram ficando em segundo plano, apenas sua
doença era tomada como prioridade. A partir deste contexto houve a
necessidade
do atendimento hospitalar tornar-se menos mecânico, ou seja, mais
humanizado.
"A humanização do atendimento hospitalar requer mudança de valores, comportamento, conceitos e práticas, exigindo do atendente um reposicionamento no que se refere ao atendimento aos usuários”.
PROGRAMA
NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA HOSPITALAR
O setor de humanização
do Hospital e Policlínica Prazeres – Jaboatão (HPP) surgiu à 8
anos (2003) após implantação do Programa Nacional de Humanização
da Assistência Hospitalar (PNHAH)
do governo federal, em 2001, que propõe
um conjunto de ações integradas que visam mudar substancialmente o
padrão de assistência ao usuário nos hospitais públicos do
Brasil, melhorando a qualidade e a eficácia dos serviços hoje
prestados por estas instituições.
O PNHAH aponta para uma re-qualificação dos hospitais públicos, que poderão tornar-se organizações mais modernas, dinâmicas e solidárias, em condições de atender às expectativas de seus gestores e da comunidade, além da implantação de setores de assistência de humanização em todos os hospitais públicos do país.
O trabalho de humanização
feito no hospital visa dar suporte às necessidades de todo o
hospital (todas as clínicas, pediatria, clínica médica,
emergência, etc.) tanto do usuário (pacientes, acompanhantes,
familiares) quanto de todos os funcionários. Toda organização de
datas comemorativas, aniversários, prioridades nas necessidades de
marcação de consultas para os funcionários, aconselhamentos, apoio
psicológico, enfim, todo esse suporte é referente ao trabalho de
humanização hospitalar. No Hospital e Policlínica Prazeres –
Jaboatão, em especial, é reservado uma sala climatizada com
profissionais dispostos a dar todo o apoio e acolhimento necessário,
e merecido.
“É notável a
mudança que observamos nas pessoas que passam por aqui no setor.
Muitas vezes chegam aquelas pessoas angustiadas por 'n' motivos, às
vezes até chorando e saem felizes, nos abraçando e agradecendo,
pela palavra, pelo conforto e, principalmente pela atenção que foi
dada a ela. Isso para a gente é tudo!”
Jaqueline Alexandrino –
Coordenadora do Setor de Humanização do HPP
O Grupo Cativação -
Projeto Solidário teve o imensurável prazer em realizar uma
intervenção em prol da Campanha de Natal Cativação junto com o
setor de Humanização do HPP fazendo a tarde do dia 18/12 toda
especial para as crianças internadas do hospital, com direito à
Papai e mamãe Noel, muitos presentes, doações, brincadeiras e
muita, muita alegria!
"E o que o ser humano mais aspira é tornar-se humano"
Clarice Lispector
Texto por: Pablo Carvalho
Link Sugerido: Texto PDF sobre o Programa Nacional de Humanização sa Assistência Hospitalar (PNHAH)
Deixamos aqui nosso agradecimentos a Jaqueline Alexandrino, agradecendo e lhe parabenizando pelo excelente trabalho realizado no Hospital.
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