Sabia que, pintando o telhado com cores claras, você estaria contribuinado para minimizar os efeitos nocivos do Aquecimento Global? Pois é, através de pequenas ações como esta ou como o simples fato de incentivar a reciclagem de lixo através de coletas seletivas, economizar água e energia, estamos dando uma contribuição assás importante para o meio amibente, além de assegurar nossa própria sobrevivência. Mas parece que estas simples ações ainda não são aderidas pela maioria e acabamos nos deparando com catástrofes como desmatamento, queimadas e matanças de animais de maneira completamente desenfreada.
"Segundo a União Mundial para a Natureza (IUCN),
cerca de 12% das terras do mundo estão atualmente protegidas.
O dobro do que havia no início da década de 1990.
Boa parte dessa proteção, porém, nunca saiu do papel."
A natureza deve sim ser protegida, pelo simples fato de dependermos diretamente dela para a nossa sobrevivência, pois é fornecedora da matéria prima necessária para o desenvolvimento de qualquer produto serviço e/ou nação. Porém, a busca excessiva por tais recursos torna a vida na terra um pouco complicada. As ações necessárias para construir um planeta melhor são simples e devem começar na sua casa:
Pinte sua casa com cores claras:
- Um estudo recente do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia, mostrou que pintar os telhados de branco ajuda a combater o aquecimento global. Explica-se: enquanto as coberturas escuras absorvem 80% do calor externo, as claras refletem até 90% da luz solar. Com isso, cidades com mais telhados brancos sofreriam menos com as ilhas de calor.
Reciclagem do lixo:
- O óleo das frituras se despejado na pia, polui os mananciais de água Evite isso doando o seu óleo para instituições, como o Instituto Triângulo (http://www.triangulo.org.br) que fazem biodiesel e sabão do material.
- Pilhas e baterias também devem ser separadas, pois quando descartadas no meio ambiente provocam contaminação do solo. Embora não possam ser reutilizados, estes materiais ganham um destino apropriado. Existem em alguns locais, os papas-pilhas, recipientes apropriados para o descarte do material.
- Os lixos hospitalares também merecem um tratamento especial, pois costumam estar infectados com grande quantidade de vírus e bactérias. Desta forma, são retirados dos hospitais de forma específica (com procedimentos seguros) e levados para a incineração em locais especiais.
A importância da reciclagem do lixo:
- Economizar recursos naturais como a energia e a água. Devolvendo o material reciclável para a indústria, teoricamente, nós diminuímos a quantidade de matéria prima que retiramos do planeta.
- Atentar para o aumento da vida útil dos aterros sanitários, ou das centrais de tratamento de resíduos. Fazemos isso quando evitamos enviar o material reciclável para esses depósitos, pois, eles deixam de ocupar um espaço que poderia ser utilizado para os resíduos que hoje não conseguimos dar uma utilização mais nobre.
- A reciclagem gera renda para a população. Além de ser a um serviço ambiental de grande importância.
PreservAção Animal
Preservar a flora e os recursos minerais do planeta constitui um ato nobre e responsável. Contudo, a preservação da fauna também merece atenção mais que especial. Muito se fala sobre IBAMA e tráfico de animais. A mídia constantemente mostra episódios de apreensões de animais silvestres. Muitas são as espécies ameaçadas, e, na região litorânea, a pesca predatória ganha certo destaque.
Ela coloca em risco a sobrevivência de muitas espécies marinhas, sendo mais prejudicial durante a época de reprodução dos peixes.
Algumas espécies marinhas causam terror, como é o caso do tubarão, mas, devemos deixar de vê-los como feras assassinas e compreender que são de grande importância para a manutenção da vida marinha.
De acordo com a Lei 5197/67, da Legislação Brasileira, comprar animais silvestres é crime. Ela estabelece ainda que os animais de quaisquer espécies, em qualquer fase do seu desenvolvimento e que vivam naturalmente fora do cativeiro, constituindo a fauna silvestre, bem como seus ninhos, abrigos e criadouros naturais, são propriedades do Estado, sendo proibida a sua utilização, perseguição, destruição, caça ou apanha.
Nunca compre peças artesanais feitas com penas, peles e outras partes desses animais, pois de certo modo você acaba contribuindo para o tráfico. Caso encontre algum local de venda ilegal de animais silvestres, denuncie! A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pode ser feita em uma delegacia de polícia ou junto ao Ministério Público, ou para o IBAMA, através da Linha Verde: 0800-618080.
Texto por: Sérgio Abelenda
Nenhum comentário:
Postar um comentário