Caracterizada pelas alterações fisiológicas e deformações do corpo, a lepra do passado era muito conhecida pela sua forte segregação. Embora seja uma doença milenar que acompanhou boa parte do sofrimento da população, tanto pelo seu desconhecimento quanto pelo preconceito gerado a partir do mesmo. Atualmente ainda são freqüentes os casos de preconceito e exclusão para indivíduos portadores da Hanseníase.
No passado europeu, a lepra, hoje Hanseníase, era representada como uma maldição na qual os doentes deveriam ser mantidos em isolamento total da população sadia em locais conhecidos como leprosários, onde receberiam as punições divinas pelos seus pecados. Na Idade Média os leprosos eram expulsos da comunidade e muitas vezes, presos em suas cabanas e queimados.
No Brasil a hanseníase começou a dar indícios, provavelmente, a partir da chegada dos portugueses. Devido ao desconhecimento da doença e tomados pelo medo da sua transmissão, começaram a ser construídos locais de isolamentos para as pessoas contaminadas. Com o passar do tempo a quantidade de doentes e de abrigos aumentava cada vez mais, entretanto, nestes locais não haviam atendimentos médicos, fator que agravou ainda mais ao aumento do número de casos.
Atualmente a hanseníase continua sendo um problema de saúde pública devido a falta de conhecimento sobre a doença e dos estigmas do passado que ainda persistem nos dias de hoje, visto que, já se sabe que a doença tem cura e o tratamento é gratuito e oferecido em todo o território nacional.
“O que me preocupa não é o preconceito, mas sim a capacidade humana de colocar acima de tudo a própria visão para julgar o próximo.”
Fábio Saitta
Filmes sugeridos
- Diários de Motocicleta (2004)
O filme trata da história do personagem revolucionário Ernesto Ché Guevara. Ernesto especializa-se em Hanseníase e, em uma de suas viagens, visita um leprosário o que culmina em mais uma de suas indignações frente a ignorância para com a doença onde separava-se, por meio de um rio, a casa dos leprosos dos outros que não tinham a doenças.
Disponível (para venda) em: http://goo.gl/klK5C
- Documentário – “Hanseníase, uma lição de vida” (2007)
Documentário sobre a historia de três hansenianos que vivem no sanatório de Bambui - MG, o filme tem intenção de mostrar as dificuldades e superações vividas por essas pessoas, dispensa algumas formas estéticas e valoriza a historia.
Autora: Juliana Cristina
Nenhum comentário:
Postar um comentário