quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Hanseníase: saiba mais!

A hanseníase é uma doença infecciosa de longo prazo, provocada pelo bacilo Mycobacterium leprae. Essa bactéria atinge uma grande quantidade de indivíduos embora, nem todos contraem a doença. O microorganismo possui afinidade pela pele e nervos periféricos, e necessita de uma temperatura um pouco menor que 37°C para se desenvolver, escolhendo áreas mais frias do corpo humano como nariz, olhos, orelhas, mãos, pés, testículos, entre outros.

O modo de transmissão da doença é, principalmente, através de gotículas de secreção expelidas pela respiração de indivíduos portadores da bactéria que ainda não estão em tratamento e por meio do contato de secreção da pele ou das mucosas. Indivíduos contaminados, quando estão em tratamento não são transmissores. 


Devido ao período de incubação variar de 2 a 7 anos, aproximadamente, em alguns casos o tempo pode ser mais curto (7 meses) ou mais longo (10 anos), os sintomas só aparecem tardiamente. Geralmente a doença inicia-se com manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele com ausência de sensibilidade, podendo variar para formas mais evoluídas da hanseníase. Outros sintomas característicos são: Dormência nas mãos ou nos pés; deficiência ou diminuição de suor na área da pele atingida; presença de nódulos ou caroços na pele e ausência de pelos no local das manchas.

Mesmo sendo uma moléstia antiga, anteriormente conhecida como lepra, atualmente a população ainda convive com a doença. Segundo os dados epidemiológicos do Ministério da Saúde, em 2010 o Brasil alcançou uma queda no coeficiente de prevalência e no coeficiente de detecção de casos, mas mesmo assim, os valores deste último ainda são considerados médios. 

Vamos ajudar a diminuir cada vez mais estes índices de contaminação! Se você apresenta algum desses sintomas procure imediatamente o local de assistência à saúde mais próximo da sua residência. A hanseníase tem cura, é só você querer! 





Sites sugeridos:
Vídeo sugerido:






Texto por: Juliana Cristina

Nenhum comentário:

Postar um comentário