sexta-feira, 27 de abril de 2012

Vacina não é assunto exclusivo de crianças

As vacinas têm por objetivo preparar a defesa do organismo para quando entrar em contato com alguns vírus e bactérias não desenvolver doenças. Existe proteção vacinal para várias doenças como varíola (erradicada), poliomielite (paralisia infantil), sarampo, tuberculose, rubéola, gripe, hepatite B, febre amarela, entre outras. E ao contrário do que muitas pessoas pensam, inclusive alguns profissionais de saúde, vacina não é assunto exclusivo para crianças. Existe o calendário de imunização para adolescentes e adultos. Esses calendários constam de algumas vacinas, incluindo reforços das que foram tomadas na infância, para garantir que estas continuem fazendo a defesa em nosso organismo. Afinal, em todas as fases das nossas vidas estamos susceptíveis a vírus e bactérias.

Todos, principalmente as pessoas com mais de 60 anos, devem se certificar de sua situação vacinal e se informar das campanhas de vacinação.

Entre os dias 05 a 25 de Maio irá ocorrer a campanha de vacinação contra o vírus da gripe. Sessenta e cinco mil postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) estarão preparados para imunizar a população. A dose vai proteger também contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. O público-alvo inclui idosos a partir de 60 anos, crianças entre 6 meses e 2 anos, grávidas em qualquer período da gestação, povos indígenas e trabalhadores de saúde. Cerca de 500 mil presos também devem receber a vacina.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa, apresentaram, nesta terça-feira (24), a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Em sua 14ª edição, a ação visa imunizar 80% do público-alvo de 30,1 milhões de pessoas, entre idosos, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos de idade, profissionais de saúde e indígenas

Existem 6 vacinas que todo adulto precisa tomar :

1- Vacina dupla tipo adulto - para difteria e tétano

Protege contra a difteria e o tétano. A primeira parte é tomada quando criança (três doses), depois é necessário que se faça o reforço a cada 10 anos para o resto da vida. Em caso de acidentes graves e gravidez, o intervalo é diminuído para 5 anos, ou seja, uma pessoa que sofreu um acidente de moto ou mordida de cachorro, por exemplo, e se consta no cartão que fazem mais de 5 anos que foi administrado a vacina, deve-se tomar outro reforço.

2- Vacina Tríplice-viral - para sarampo, caxumba e rubéola 

O adulto deve tomar a tríplice-viral se ainda não tiver recebido as duas doses recomendadas para a imunização completa quando era criança.

3- Vacina contra a Hepatite B

Pessoas até os 20 anos de idade ou que façam parte de um grupo de risco podem tomar a vacina gratuitamente. Profissionais de saúde, manicures, tatuadores, bombeiros ou que tenham relacionamentos íntimos com portador da doença estão mais exposto a doença.

4- Pneumo 23 - Pneumonia

Contra uma bactéria que pode causar a pneumonia, entre outras doenças. Destinada as maiores de 60 anos. Dose única

5- Vacina contra a febre amarela

Pessoas que vivem em áreas de risco de contrair a febre amarela, ou que viajam para estes locais devem receber a vacina. O reforço é a cada 10 anos.

6- Vacina contra a Influenza (gripe)

Destinada a idosos com mais de 60 anos. A dose é anual. 

Texto por: Débora Rakel

Nenhum comentário:

Postar um comentário