terça-feira, 15 de maio de 2012

Dia da Fraternidade Brasileira


O mundo moderno proporciona um triste acaso dos novos tempos: a impossibilidade de definição dos valores. A complexidade atual procura ampliar o conhecimento, analisá-lo sob diversos enfoques, porém sem preocupação com a qualidade das idéias apresentadas. Não há profundidade nessa complexidade, há somente ampliação.

A humanidade não pode viver em guerra, é uma verdade evidente e desejada. Porém, muitas vezes vive-se aparentemente em paz, com guerras mudas. A fraternidade é um conceito filosófico intensamente unido às idéias de Liberdade e Igualdade e com os quais formata o tripé que distinguiu grande parte do pensamento revolucionário francês.


O princípio da fraternidade é identificado com a solidariedade horizontal, uma vez que surge do socorro mútuo prestado entre as pessoas. A palavra é eventualmente enleada com a demonstração de caridade e solidariedade, embora elas tenham significados radicalmente diferentes. A fraternidade expressa a dignidade de todos os homens, considerando eles iguais e assegurando-lhes plenos direitos (sociais, políticos e individuais).

“O egoísmo e o ódio têm uma só pátria. A fraternidade não a tem”
Alphonse de Lamartine.


Organizações Sugeridas:


Filmes Sugeridos:


Livros Sugeridos:
  • O Crocodilo e Notas de Inverno Sobre Impressões do Verão, de Fiódor Dostoiévski.
  • Teosofia e Fraternidade, de Anna Kingsford.


Leituras Recomendadas:


Site Inspirador:


Autora: Priscila Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário