terça-feira, 12 de junho de 2012

Conhecendo melhor a Paralisia Cerebral


"Pergunta: Como foi o nascimento de Clara? 
Resposta (A & C): O trabalho de parto estava perfeito até o momento do nascimento propriamente dito. Os médicos não sabem explicar porque Clara "não desceu". Eu (Carlos) estava assistindo a tudo. Depois de algumas tentativas a doutora olhou para mim e disse: "É isso aí! Não dá mais! Você autoriza uma cesárea para salvar a bebê?" - Sim, é claro, eu disse! -Faça o que for necessário! 
Os médicos iniciaram os procedimentos e alguns minutos mais tarde eu vi Clara saindo da barriga de Aline. Imediatamente percebi que alguma coisa estava muito errada. Clara não chorou. Só um grande silêncio. Não é isso que se espera de um nascimento! Eu fui ver como as coisas estavam indo e vi Clara pela primeira vez. Ela estava como que "dormindo" e a respiração dela estava muito fraca. É desnecessário dizer que comecei a chorar ali mesmo. Aline (minha esposa) estava sob efeito da anestesia por isso também estava dormindo. A médica assistente me viu chorando e disse para eu "me agüentar" para que Aline não me visse naquele estado. Ela me falou para confiar no neonatologista que estava cuidando de Clara e pedir ajuda a Deus. Logo depois do nascimento Clara foi levada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Alguns dias (e alguns exames) depois, Clara foi diagnosticada com um Dano Neurológico. Esse dano é conhecido como Paralisia Cerebral."

Entrevista completa disponível em http://www.umrealporumsonho.com.br/interview.php

Primeiramente vamos conhecer a PARALISIA CEREBRAL.


O QUE É?
Distúrbio do movimento e da postura causada por lesão cerebral não-progressiva que ocorre na primeira infância, ou seja, enquanto o cérebro está em desenvolvimento.

O QUE PODE CAUSAR?
Agressões ao cérebro em desenvolvimento (até os dois anos de idade). Algumas causas podem ser: infecções (rubéola e toxoplasmose principalmente) e uso de drogas durante a gestação. Trabalho de parto muito demorado, prematuridade, traumas cranianos, tumores e meningite durante a infância.

E OS SINTOMAS?
Variam de acordo com a criança e com a lesão e podem consistir em: Distúrbio motor, crises convulsivas, dificuldades de fala e visuais, deficiência mental entre outros.

CURA?
Por se tratar de uma lesão irreversível do SNC ela não possui cura. O tratamento visa ajudar a criança a desenvolver ao máximo adquirindo atingir melhora da qualidade de vida em todos os sentidos.

Agora...continuando a história da pernambucana Clara...
"Pergunta: O que vocês (pais) estão fazendo e o que planeja fazer para ajudar Clara? 
Resposta (A & C): Atualmente Clara faz toda terapia que possamos bancar. O Governo Brasileiro não oferece nada, sendo assim, nós procuramos por instituições filantrópicas onde Clara recebe alguns tratamentos. No entanto, estamos cientes que esses tratamentos estão apenas tentando "remediar" os problemas de Clara. Fazendo pesquisas na internet nós encontramos muitas histórias de sucesso de pacientes que têm Paralisia Cerebral e que se beneficiaram de um Tratamento com Células Tronco na China. Aqui no Brasil não temos esse tratamento disponível."

O tratamento é de alto custo e por isso, os pais de Clara criaram uma campanha na internet e pediram a ajuda de todos. Eles CONSEGUIRAM realizar a viajem e Clara iniciou tratamento. Veja um vídeo que mostra Clara após o tratamento na China.


Para reforçar a campanha do Grupo CativAção: Ser diferente é ser normal. Fazemos questão de mostrar mais um caso de superação. Abaixo, um jovem brasileiro com paralisia cerebral e que concluiu o curso de Jornalismo.


Visite também o site http://www.umrealporumsonho.com.br/

Autora: Adrielle Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário