Você sabe o que é a mielomeningocele? Sabia que sua incidência é de aproximadamente 0,5 para cada 1.000 nascidos vivos? Parece pouco, não é?! Mas esse valor é bem significante, principalmente, quando sabemos que a mielomeningocele é a mais complexa de todas as malformações congênitas que acometem o sistema nervoso.
O vídeo abaixo trás algumas informações sobre esta má- formação. Vale a pena conferir:
Em síntese, a mielomeningocele é um defeito congênito no fechamento do tubo neural, estrutura que dá origem ao sistema nervoso central, e desde então uma protrusão de elementos neurológicos, gerando uma gama de déficits neurológicos.
O diagnóstico precoce deve ocorrer durante o pré-natal, através da ultrassonografia onde é detectada a má- formação. Após a descoberta, é possível realizar a correção por meio de uma intervenção cirúrgica, que deve ser feita precocemente. Esta cirurgia não vai curar a mielomeningocele e desde então excluir a possibilidade da criança ter paraplegia e problemas geniturinários, pois a medula já é malformada desde a constituição do embrião, mas vai corrigir a exposição do sistema nervoso central ao ambiente externo evitando a ameaça à vida do bebê.
A prevenção é feita através do ácido fólico, pertencente ao grupo de vitaminas do complexo B, e está presente nos vegetais de folhas verdes e nos grãos enriquecidos.
Texto por : Juliana Calazans
Links sugeridos:
Uma linda história de vida e superação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário