terça-feira, 17 de julho de 2012

Desastres ambientais e suas consequências


O aquecimento global causado por emissões de gases poluentes, os vazamentos de óleo que ocorrem nos oceanos, a construção de hidroelétricas que mudam os percursos do rios e modifica o habitat de diversas espécies são alguns dos desastres que o homem comete no meio ambiente. Em resposta a essas atitudes a natureza vem se rebelando, sobretudo nas ultimas duas décadas, quando se começou a evidenciar toda sua revolta de séculos de maus tratos. O que era fruto de riqueza e prosperidade tem se rebelado como algo incontrolável, que infelizmente acomete todo o mundo e tem nos mostrado que "aquilo que não se cuida não se prospera".


O mundo está assustado com a fúria da natureza que se mostra com tsunamis, tornados, enchentes, chuvas torrenciais, secas e desabamentos. Tudo em consequência do uso e abuso sem precedentes que o homem faz em prol do crescimento da economia. O que chama atenção desses desastres são suas consequências, pois vidas têm sido perdidas e grandes áreas devastadas o que para o homem e para a natureza são impagáveis mesmo com toda a economia do mundo.


É necessário que todos nós comecemos a cuidar do nosso planeta, cada um com o seu papel. Desde não jogando lixo nos rios e mares e não poluindo o ar, até cobrando medidas mais rigorosas do governo e das grandes empresas em relação ao meio ambiente. Esses cuidados devem ser tomados o mais urgentemente possível para que a situação não fique irreversível, como está começando a ocorrer. Algumas das graves consequências que podem ocorrer, tanto para o meio-ambiente quanto para o ser humano são:

  • Extinção de espécies animais e vegetais
  • Desaparecimento de florestas e até biomas inteiros
  • Grandes desastres ambientais (tsunamis, tornados, enchentes...) que podem levar à:
    • Morte de milhares de pessoas
    • Destruição de grandes cidades
  • Escassez de alimentos
  • Alterações no clima

Texto por: Mayara Inácio

Vídeo: Sustentar - Desastres Ambientais - Blocos 1, 2 e 3



Nenhum comentário:

Postar um comentário