terça-feira, 10 de julho de 2012

Urgência da problemática: só percebemos o valor da água depois que a fonte seca.



A presença do homem no planeta é breve quando comparada com os 4,6 bilhões de anos da terra. Mesmo com esse quase inexpressível período o homem foi capaz de deixar sua marca registrada. Lamento que esse registro não seja digno de muito orgulho. O grupo CativAção está em campanha pelo meio ambiente. Hoje iremos discutir o seguinte tema: água.

E para você? O que é a água? Lá pela terceira série você aprendeu que a água é uma substância cristalina, sem gosto, sem cheiro... Não! Não estamos falando nisso. Ai mais na frente ouviu falar em hidrogênio ligado ao oxigênio...polaridade... Não! Também não é isso. 

Que a água é um recurso natural abundante na superfície terrestre (cobre 75%) e que desdeos tempos mais antigos sociedades surgiram ao seu redor (rios) muito sabem. Mas, será que você tem conhecimento dos dados abaixo? 

MENOS DA METADE DA POPULAÇÃO MUNDIAL TEM ACESSO À ÁGUA POTÁVEL

DEZ MILHÕES DE PESSOAS MORREM ANUALMENTE EM DECORRÊNCIA DE DOENÇAS INTESTINAIS TRANSMITIDAS PELA ÁGUA

NO MUNDO O CONSUMO DE ÁGUA PELA INDÚTRIA CHEGA A 7%, NO BRASIL ESSE VALOR É DE 19%.

97% DA ÁGUA EXISTENTE NO PLANTA É SALGADA E IMPRÓPRIA PARA O CONSUMO HUMANO. DOS 3% RESTANTES, 2% ESTÃO NAS GELEIRAS E 1% NOS RIOS. DESSE VALOR, O BRASIL POSSUI 13% DA ÁGUA POTÁVEL DO PLANETA.



  • Desperdício

VOCÊ SABIA? 
  • Um banho de ducha de alta pressão consome 135 litros de água em 15 minutos.
  • Uma mangueira aberta por 30 minutos libera 560 litros.
    Uma torneira aberta por 5 minutos desperdiça 80 litros de água.

Para exemplificar o degrado com o meio ambiente, lembramos alguns acidentes de grande impacto.
 

Alasca (Estados Unidos- 1989): um acidente com o navio Exxon Valdez, que bateu em uma formação rochosa abaixo da água e durante muitos dias despejou 41 milhões de litros de petróleo em uma área de vida selvagem no Alasca . No acidente morreram cerca de 260.000 aves, 20 baleias, 200 focas e 3.500 lontras do mar. No início da década de 1990, a empresa responsável pelo acidente financiou pesquisas que afirmavam que a área atingida estava saudável e se recuperando bem. Porém, pesquisas mais recentes, como a publicada pela revista científica Science, concluíram que a recuperação da área está longe de alcançar um nível ideal. A região continua a apresentar problemas resultantes dos resíduos do petróleo derramado. Rio de Janeiro (Brasil – 2000): vazamento em um duto da Refinaria de Duque de Caxias, da Petrobras, despejou 1,3 milhão de litros de óleo na Baía de Guanabara e atingiu uma área de 50 Km2, poluindo praias cariocas e impondo danos incalculáveis aos manguezais da região e aos que sobrevivem deles. Estima se que o período para recuperação da área seja de no mínimo vinte anos.

Acidentes dessas proporções ou piores podem acontecer em qualquer momento, em qualquer parte do mundo. Porém, o risco de tais acidentes é maior principalmente nos países mais pobres, que estão a mercê do poder econômico de grandes grupos internacionais.


  

Bom, várias são as dicas disponíveis na internet para economizar água. No vídeo abaixo, uma ideia utilizada por um cidadão consciente. 


 Você já parou para pensar como seria a vida na terra sem a água? O vídeo abaixo embora fictício, desperta para a importância da água.


O fato é que ninguém cuida do que não conhece e nesse sentido a Educação Ambiental é absolutamente necessária para conscientização da sociedade e de uma participação mais ativa dela. Perceber o enorme poder transformador que temos nas mãos é o primeiro passo. E então, após conhecer uma pequena parte da realidade, abrir os olhos para a importância da água, para você o que é água?  

 Texto por: Adrielle Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário