segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Bem-estar físico: o corpo em Ação

É bem evidente na sociedade em que vivemos a indisposição em esperar, em pensar. Tudo em nosso mundo é resumido basicamente em duas palavras: Produção e rapidez. Devido a esse dinamismo passamos a ter nossas vidas mecanizadas e a maioria das pessoas passa esquecer algo muito importante: a qualidade da sua vida. Além disso, a vida moderna, apesar de suas potencialidades, com a automação de tudo, faz com que tenhamos mais “tempo livre”, porém, este tempo de “lazer” é gasto com atividades de cunho sedentário. 

Mas, apesar disso, todos sempre buscam uma vida mais longa, feliz, tranquila e com saúde. Para isso o que é preciso é apenas uma simples mudança de algumas atitudes, de mudar alguns hábitos no seu dia-dia. Essas pequenas modificações podem trazer melhorias tanto fisicamente e quanto mentalmente, o que é chamado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de Bem-Estar Físico e Bem-Estar Mental. Essa semana será abordado no blog um pouco sobre esses dois temas que são de suma importância para uma melhora na qualidade de vida gerar assim longevidade, felicidade, tranquilidade, disposição.

Bem-Estar Físico

Segundo Cláudio Castilho, técnico da assessoria esportiva Saúde e Performance, a qualidade de vida pode ser resumida em apenas uma palavra: equilíbrio. Para que se tenha uma boa saúde se faz necessário ter um equilíbrio entre o tempo de trabalho e a vida pessoal. Essa é a única maneira de se obter não só a saúde, mas o bem-estar com o seu corpo e com o ambiente em que se vive.

Para entendermos o que é o bem-estar físico, basicamente temos que entender primeiramente o que é bem-estar. Bem-estar compreende, num sentido mais amplo é definido basicamente por dois sentimentos: a satisfação com a vida e a felicidade. A satisfação com a vida está mais ligada, basicamente, as suas realizações pessoais. Já a felicidade está mais ligada às sensações e experiências que você passa na vida, sejam elas positivas ou negativas.

Sendo assim podemos dizer que o bem-estar físico está relacionado diretamente com a saúde do corpo, da mente e do meio ambiente que nós vivemos, englobando tanto nossa estética corporal (relacionado com a satisfação pelo seu corpo), como também a maneira de como a sociedade nos vê e nos influencia.

Uma das principais maneiras (eu me arrisco até de dizer que é a melhor) de se melhorar o bem-estar físico é sem dúvida a prática de atividade física, visto que essa vai, primeiramente, ajudar o corpo a aguentar as atividades diárias, desde subir uma escada, até passar várias horas trabalhando. Além disso, também há a questão estética, pois a atividade física, quando empregada de maneira correta, pode trazer melhorias na forma corporal, na postura e na aparência. Melhoras significativas podem ser alcançadas ainda mais rápidas se houver uma aderência a um programa de exercício físico.

O American College of Sports Medicine (ACSM) estipula que para ganhos significativos em saúde deve-se acumular pelo menos 30 minutos de exercício físico moderado, de 5 a 7 vezes por semana. Além da melhoria da estética, os indivíduos que praticam atividade física podem reduzir em até 50% a chance de ter alguma doença coronariana e em até 30% de desenvolver hipertensão e diabetes. Além disso, você pode praticar exercício físico com qualquer atividade que você goste, como por exemplo, nadar, dançar, correr, jogar tênis, futebol, desde que tudo isso seja de forma sistematizada e acompanhado por um profissional de Educação Física. E associado a prática de exercício físico também é necessário procurar uma orientação nutricional, para adequar sua alimentação ao seu objetivo e a sua demanda energética.

E pra terminar, infelizmente os resultados não aparecem do dia para noite, só ao longo do tempo, dessa forma é preciso ter paciência e força de vontade para alcançar seus objetivos. Na maioria das vezes, os meios rápidos (anabolizantes, cirurgias e outros) podem gerar o tão sonhado bem-estar físico na hora, mas as consequências posteriores podem ser bem prejudiciais.

Texto por: Paulo Marinho

Um comentário: