Falamos na postagem anterior sobre o bem estar-físico e sobre como a atividade física ajudar a melhorar o padrão da qualidade de vida. Porém, como vimos anteriormente, o bem-estar só é alcançado com o equilíbrio entre o físico e a mental, dessa forma, vamos falar um pouco sobre bem-estar mental.
Bem-Estar Mental
Como dito anteriormente, o mundo atual, apesar de suas grandes vantagens e comodidades, trás a preocupação de fazer tudo com dinamismo, de maneira precisa e também há a busca exacerbada pelo dinheiro. Tudo isso, na maioria das vezes gera altos níveis de estresse, por conta das preocupações com as contas a pagar, com a alimentação, com os gastos do carro... Prejudicando assim a nossa mente. E como assim sintetiza Giuliano Moretti:
“O problema não está nas atividades que realizamos, mas como as encaramos no momento em que as realizamos. Enquanto escovamos os dentes, tomamos um banho, nos vestimos, cozinhamos, lavamos louça ou simplesmente aguardamos ser atendidos numa fila de banco, estamos sempre com a mente matraqueando em nossos ouvidos virtuais. É uma conversa incessante, uma multidão dentro de nós, geralmente fluindo de coisa alguma para lugar nenhum. Também ficamos projetando nossa próxima tarefa diária, muito impaciente e esperando terminar aquilo que estamos fazendo no momento presente. Cada mínima atividade diária, como as citadas acima, parece não ter importância e precisa ser finalizado o quanto antes, para saltarmos na agenda daquilo que consideramos importante. O problema é que quando chegamos ao supostamente importante, temos o mesmo comportamento: finalizá-lo o quanto antes, pois a satisfação esperada para este momento já pulou para o próximo.”
Com o aumento desse nível de estresse, há um aumento no número de incidência das doenças mentais, principalmente a depressão e com ela o desejo suicida. Para ter uma ideia da magnitude desse problema, estimasse que 11% da população europeia sofram de algum tipo de doença mental (Pacto Europeu para a Saúde Mental e Bem-estar; http://ec.europa.eu/health/mental_health/docs/mhpact_pt.pdf). E esses valores não ficam muito distantes de nós. Em um estudo publicado esse ano foi evidenciado que cerca de 10% da população brasileira foram detectados casos de depressão grave nesse ultimo ano, sendo que a prevalência nas mulheres é o dobro da prevalência nos homens. (Organização Mundial de Saúde – OMS, 2011).
O bem-estar mental está diretamente relacionado com o que nós somos, e não com o que nós possuímos. Esse estereótipo foi imposto pela sociedade com um sentido consumista para atender as demandas de mercado, ou seja, criando uma busca implacável pela beleza pela busca de capital, pela busca de status e acabamos deixando de lado algo absolutamente importante: a nossa mente.
Da mesma forma que podemos melhorar o nosso bem-estar físico, podemos também melhorar o nosso bem-estar mental. Como? Primeiramente, dormindo bem, se alimentando bem, fazendo leituras, saindo com a família, enfim, realizar atividades que façam com que a sua mente relaxe e descanse.
A prática de atividades que estimulem o exercício da mente têm eficácia comprovada pela ciência, como, por exemplo, fazer palavras-cruzadas, resolver problemas de lógica e o estudar um idioma diferente. Tais atividades, além de contribuir com a saúde mental, ajudam a evitar o aparecimento de doenças crônicas no futuro, como o mal de Alzheimer.
Sabe-se também que a prática de atividades físicas como: alongamento, meditação, ioga, tai-chi-chuan, pilates, dança indiana, entre outras atividades revigorantes da mente são altamente indicadas para a promoção de um estilo de vida saudável, não só para o físico, mas também para a mente.
Sabe-se também que a prática de atividades físicas como: alongamento, meditação, ioga, tai-chi-chuan, pilates, dança indiana, entre outras atividades revigorantes da mente são altamente indicadas para a promoção de um estilo de vida saudável, não só para o físico, mas também para a mente.
Lembre-se uma vida saudável está relacionada com uma vida em equilíbrio!
Texto por: Paulo Marinho e Priscila Torres
Nenhum comentário:
Postar um comentário