segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Terapia com animais: uma AÇÃO humanitária valorosa


O cachorro é o melhor amigo do homem? Ou pode ser um gato... Um papagaio... Um peixe, quem sabe? Não importa! O contato com os animais tem a impressionante capacidade de proporcionar conforto e, até mesmo, assessorar na recuperação da saúde de crianças, adultos e idosos.

Quem tem algum animal de estimação, de certo, sabe o quanto eles podem ser companheiros e divertidos. Para algumas pessoas eles são tão importantes que chegam a ser considerados como membros da família, com direito a um tratamento todo especial. Em verdade, um animal de estimação pode proporcionar mementos tão especiais e tão importantes a ponto de mudar comportamentos e resgatar um estado de saúde delicado.

Segundo, pesquisadores, a interação com animais é capaz de melhorar a autoestima, diminuir problemas cardiovasculares, na queda da pressão arterial em hipertensos, auxiliar na diminuição do estresse e transtornos psicológicos e, principalmente, ajudar numa maior interação social.

Na medicina alternativa, a relação Homem-animal é usada há mais de 40 anos para fins terapêuticos. A Terapia com Animais, como é chamada, Trata-se do recurso a animais em programas de apoio, que auxiliam a recuperação física ou psicológica de crianças e adultos.

No Brasil o recurso terapêutico mais conhecido é a hipoterapia ou equoterapia, que usa cavalos para interagir e restabelecer portadores de deficiências físicas, problemas mentais e alterações motoras. Uma atividade prazerosa que estimula os pacientes a se movimentar, a ganhar autoestima e confiança (ANDE- Brasil).

 Outros animais são usados nas terapias como coelhos, gatos, tartarugas,  papagaios, peixes de aquário, etc. Mas os preferidos e considerados mais habilitados para tal função são os cães, pela sua treinabilidade e fácil aceitação.

Um animal de terapia deve ser calmo e inspirar confiança em quem o irá manejar, deverá sustentar o olhar das pessoas, gostar o abracem e toquem, mantendo-se calmo perante movimentos bruscos e barulho alto.

O contato com os animais em ambiente hospitalar (para os pacientes que necessitam de longa permanência no hospital ou centros de tratamento, por exemplo), proporciona sensação de aconchego do lar e além de auxiliar na cura de doenças e de outros problemas eles ainda podem ser úteis na educação das crianças. Situações estas, que nos deixa claro o contributo importante deste recurso para o bem-estar social e psicológico das pessoas.

Texto por: Pablo Carvalho

 Videos sugerido:

Terapia com animais - Globo Repórter de 23/05/2008


Links: 
 Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal (ARCA- Brasil)

 Associação Nacional de Equoterapia (ANDE- Brasil)

Instituto Nacional de Ações e Terapias Assistidas por Animais (INATAA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário