Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;
É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?
Luís de Camões.
Para os apaixonados de plantão, hoje, dia 14 de fevereiro, é comemorado em diversos países o dia internacional do amor, também conhecido como o dia dos namorados em alguns lugares. No Brasil esse dia é comemorado em 12 de junho.
Tem-se várias histórias em relação a essa data, uma delas é que a comemoração teria se originado nas lupercálias, festas pagãs celebradas, na antiga Roma, que se iniciavam no dia 14 de fevereiro, dedicadas a Luperco ou Pã (deus protetor dos rebanhos e dos pastores) e a Juno (deusa do amor). Na Idade Média, dizia-se que esse era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros.
Outra versão é que durante o século III, também em Roma, o padre Valentim celebrava matrimônios, contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido casamentos durante as guerras, por acreditar que os solteiros eram melhores combatentes e o prendeu devido a isso. Após um suposto milagre que o padre havia realizado durante a sua prisão o imperador o condenou a morte e no dia 14 de fevereiro ele foi decapitado.
Dentre várias histórias sobre esse dia o que realmente importa é que o amor é um dos sentimentos mais belos que alguém pode ter. Ele é completo e nos completa. É algo que está presente em todos os tipos de relação afetiva, sejam entre homem e mulher, pais e filhos, amigos, familiares, enfim, o amor é algo puro, algo que se dá sem nada querer em troca, é afeto, carinho, paixão, é um querer bem, é conquista, é satisfação, é compaixão.
Há várias formas de amar e várias formas de amor, algumas delas seriam: o amor Eros, Psiquê, Ludus, Storge, Pragma, Mania, Ágape, entre outros.
- Eros - um amor apaixonado fundamentado e baseado na aparência física
- Psiquê - um amor baseado na mente e nos sentimentos eternos
- Ludus - o amor que é jogado como um jogo
- Storge - um amor afetuoso que se desenvolve lentamente, com base em similaridade.
- Pragma - amor pragmático, que visualiza apenas o momento e a necessidade temporária
- Mania - amor altamente emocional, instável
- Ágape - amor altruísta; espiritual
No final de tudo o que importa é amar, o que importa é o amor!
Leituras recomendadas
Livro da Bíblia, Acima de tudo o amor, I Cor. 13.
Filmes recomendados
P.S. Eu Te Amo, A paixão de Cristo, A procura da Felicidade, Uma prova de amor, Como se fosse a primeira vez, ABC do amor, Meu primeiro amor, Marley e eu.
Texto por: Natália Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário