quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Aos Enfermos de corpo, você pode ser o remédio!

“Descobri que a cada minuto tem um olho chorando de alegria e o outro chorando de luto. Tem louco pulando o muro, tem corpo pegando doença. Tem gente rezando no escuro, tem gente sentindo ausência.”
Eu não sei na verdade quem eu sou – O Teatro Mágico

Poucos sabem, mas o dia 11 de fevereiro é o dia escolhido pela igreja católica para ser o dia mundial dos enfermos. Contudo, para que se possa cumprir o objetivo desse dia, pouco importa a sua crença religiosa. Refletir as condições de saúde, as estratégias de prevenção e efetividade de políticas públicas podem ser AÇÕES para esse dia. Também podemos lembrar-nos dos que sofrem a dor de uma doença; dos que sofrem na própria carne, e, também, dos que sofrem a dor concomitantemente com alguém próximo e/ou querido. E por fim, pensar: E eu, o que posso fazer para ajudar?

Para essa questão, muitos podem pensar que a resposta não se encaixa para a maioria da população, que os únicos que podem ajudar em situações de enfermidade são os profissionais de saúde. Desses trabalhadores, o atendimento, é sempre bem quisto e bem vindo. Pode ser necessário, porém, não o único. Muito se pode fazer por alguém doente, e o melhor de tudo, você não precisa ter diploma na mão para ajudar. A gravidade da doença pode indicar a necessidade de uma maior atenção ao indivíduo, que no momento, por motivos compreensíveis, geralmente se encontram desencorajados, tristes e isolados. Para quem sofre nada melhor que uma mão amiga, um conforto, saber que não se está só, momentos de alegria.

“Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo.”
Antoine de Saint Exupéry

Diante disso, você pode ter lembrado de grupos que ajudam em hospitais, os Doutores da Alegria, por exemplo. Para os que nunca tenham passado ou acompanhado um momento difícil de doença, talvez, um trabalho como os deles pareça algo exagerado, sem importância. Embora sejam resultados cientificamente comprovados, não me deterei a defender aqui no texto, a Risoterapia, nem as AÇÕES feitas por grupos semelhantes. Melhor que isso. Faço uma sugestão! Pergunte a quem já teve a experiência de por eles ser “atendido” a opinião sobre a importância de trabalhos como esse. Também não podemos esquecer dos trabalhadores da saúde, muitas vezes criticados e mal remunerados, mas que mesmo assim se mantém comprometidos em proporcionar o melhor aos que o procuram. As ONGS e as várias instituições espalhadas pelo mundo afora compostas de gente que disponibilizam seu tempo em função do cuidar dos enfermos não foram por nós esquecidas, e merecem nosso agradecimento.

Anteriormente afirmei a não necessidade de uma formação específica para ajudar no cuidado de doentes, agora, também afirmo ser desnecessário o seu envolvimento em grupos como os lembrados acima. Para quem se dispor em participar voluntariamente de algum grupo, o nosso aplauso. Aos que não puderem/quiserem, mas, que mesmo assim visitam um amigo no hospital, oferecem palavras de conforto e esperança a doentes e aos seus familiares, orientam medidas preventivas de saúde, ajudam instituições que oferecem apoio e, a quem não descrimina o outro por doença ou por qualquer outro motivo, o nosso, parabéns! Você está fazendo a diferença e atingindo o objetivo que o dia de hoje propõe! Se cada um fizer um pouquinho...grandes coisas faremos!

Vamos ajudar nossos ACS (Agentes Comunitários de Saúde)! Sozinhos eles não conseguem acabar com a Dengue. Deixe-os entrar em suas casas, receba suas orientações e evite deixar água parada.



Nos links abaixo, alguns materiais importantes que podem te despertar a ajudar também:
  • Propaganda da Fundação Perrone, ONG que ajuda crianças com problemas neuropsicomotores. O CativAção já teve a honra de conhecê-los de perto.
 
  • Campanha de doação de leite materno. Doando leite e potes, você também pode salvar vidas!

  • Já ouviu falar da pediatra Zilda Arns? Que tal conhecer em 2 minutos o que é a pastoral da criança e seus benefícios?


Gosta de filmes? Você pode ver on line o filme dos Doutores da Alegria, através do link: http://www.filmesonlinehd.com/doutores-da-alegria-dublado-online/


Autora: Adrielle Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário