Carnaval, São João, um aniversário, uma festa, não importa a situação, o uso das drogas ditas como lícitas e não lícitas ficou comum. O uso dessas substâncias deixa as pessoas mais alegres, mais desinibidas, tranquilas, relaxadas, porém o efeito em longo prazo e o uso indevido dessas substâncias pode ser fatal. Apesar de tudo isso, e de estar ciente de tudo isso, as pessoas continuam a usa-los por quê? Quais os motivos que levam as pessoas a usarem essas substâncias. Nós achamos que é por simplesmente curiosidade, insegurança e conflito familiar ou ainda por desinformação, vazio existencialista e desejo de contestação. Como notado há uma variação enorme sobre o porquê das pessoas usarem drogas. Mas o problema é que os motivos que levam as pessoas a usar drogas não são somente esses, dentre esses e outros fatores podemos citar ausência de Deus, um amanhã sem perspectiva, desorientação, para o lazer, espírito grupal, imaturidade, personalidade instável, desprezo por parte da sociedade, identificação com os ídolos, etc. Nesse texto, nós do CativAção vamos adentrar um pouco sobre como as drogas e o álcool funcionam no corpo e as suas consequências a longo prazo.
Alcoolismo
Como o álcool entra no corpo
Quando as pessoas ingerem álcool, cerca de 80% é absorvido pelo intestino delgado, e o resto é absorvido pelo estomago. Vários fatores interferem na velocidade de absorção, tais como a concentração de álcool, o tipo de bebida, e o estomago estar vazio ou cheio, visto que a comida deixa a absorção do álcool mais lenta. Após isso o álcool entra no sangue onde é dissolvido e levado a todos os tecidos. Uma vez dentro dos tecidos, o álcool mostra seus efeitos, sendo esses efeitos dependentes da concentração de Álcool no sangue (CAS).
Os efeitos do álcool
Quando as pessoas bebem além da conta, elas começam a apresentar algumas mudanças de comportamentos e de desempenho, cada situação vai estar diretamente relacionada com a CAS.
Euforia (CAS = 0,03 a 0,12%)
- As pessoas se tornam mais autoconfiantes ou atrevidas;
- Sua atenção diminui;
- Elas podem parecer coradas;
- Seu raciocínio não é tão bom - elas podem dizer a primeira coisa que vier à cabeça, em vez de fazer um comentário adequado a dada situação;
- Elas têm problemas com movimentos finos, como escrever ou assinar o próprio nome.
Excitação (CAS = 0,09 a 0,25%)
- Elas ficam sonolentas;
- Elas têm problemas para compreender ou se lembrar de coisas (mesmo acontecimentos recentes);
- Elas não reagem a situações rapidamente (se elas derramarem bebida podem apenas ficar olhando);
- Os movimentos do corpo não são coordenados;
- Elas começam a perder o equilíbrio facilmente;
- Sua visão fica embaralhada;
- Elas podem ter problemas com os sentidos (audição, paladar, tato, etc).
Confusão (CAS = 0,18 a 0,30%)
- Elas não conseguem saber onde estão ou o que estão fazendo;
- Elas ficam zonzas e podem cambalear;
- Elas podem ficar muito emotivas - agressivas, introvertidas ou muito afetivas;
- Elas não conseguem ver muito bem;
- Elas ficam sonolentas;
- Elas apresentam fala indistinta;
- Não coordenam os movimentos (têm problemas em pegar um objeto quando atirado para elas);
- Podem não sentir dor tão prontamente quanto uma pessoa sóbria.
Letargia (CAS = 0,25 a 0,4%)
- Elas mal podem se mover;
- Elas não respondem a estímulos;
- Não conseguem ficar em pé ou caminhar;
- Podem vomitar;
- Podem ter lapsos de memória.
Coma (CAS = 0,35 a 0,50%)
- Elas ficam inconscientes;
- Seus reflexos são depressivos (ou seja, suas pupilas não respondem adequadamente a mudanças de luminosidade);
- Elas sentem frio (temperatura do corpo mais baixa do que o normal);
- Sua respiração é mais lenta e não muito profunda;
- Seus batimentos cardíacos ficam mais lentos;
- Elas podem morrer.
Morte (CAS mais de 0,50%)
Como o corpo responde ao álcool
O primeiro lugar onde o álcool age no corpo é no cérebro, especificamente nas células nervosas, limitando a comunicação entre os neurônios, estimulando vias inibidoras, seja pela produção de um neurotransmissor inibidor (GABA) ou pela inibição de neurotransmissor estimulante (glutamina), deixando a pessoa “lenta”.
O álcool afeta várias partes o cérebro. Essas partes não são afetadas pela mesma CAS: Há centros mais sensíveis (os principais) e menos sensíveis a CAS. Enquanto a CAS aumenta, mais e mais centros do cérebro são afetados.
A ordem na qual o cérebro afeta os vários centros cerebrais é a seguinte:
- Córtex cerebral (responsável principalmente pela execução das ações)
- Sistema límbico (responsável pelas emoções)
- Cerebelo (responsável pelo equilíbrio, tônus muscular e movimentos voluntários)
- Hipotálamo e glândula pituitária (principais glândulas produtoras de hormônios)
- Medula (haste do cérebro, responsável pela dissipação das informações elétrica para o corpo)
Como o álcool sai do corpo
O álcool deixa o corpo por três maneiras:
- O rim elimina 5 a 7% do álcool pela urina
- Os pulmões exalam 5% do álcool (daí a justificativa do uso do bafômetro)
- O fígado quebra o restante do álcool em acido acético.
A CAS aumenta quando o corpo absorve o álcool mais rápido do que o elimina. Então, como o corpo pode eliminar apenas cerca de uma dose de álcool por hora, beber vários copos em uma hora vai aumentar sua CAS muito mais do que tomar um copo em um espaço de tempo de uma hora ou mais.
Efeitos a longo prazo
- A atividade aumentada no fígado causa a morte das células e o endurecimento do tecido (cirrose hepática);
- As células cerebrais em vários centros morrem, reduzindo a massa encefálica total;
- Úlceras estomacais e intestinais podem se formar por causa do constante uso do álcool, que irrita e degenera as partes internas desses órgãos;
- A pressão sanguínea aumenta à medida que o coração compensa a redução inicial da pressão sanguínea causada pelo álcool;
- A produção de esperma (célula sexual masculina) diminui por causa da redução da secreção hormonal sexual do hipotálamo/pituitária e, possivelmente, pelos efeitos diretos do álcool nos exames;
- Nutrição pobre reduz os níveis de ferro e vitamina b, levando à anemia;
- Como os alcoólicos perdem o equilíbrio e caem com frequência, eles sofrem mais frequentemente de hematomas e ossos fraturados, especialmente à medida que envelhecem.
Além de tudo isso, a bebida deixa a pessoa dependente e instável emocionalmente visto que ela age diretamente nos centros emocionais. Ainda também há os problemas com os acidentes causados por pessoas embriagadas, visto que essas pessoas perdem o controle sobre si e podem ferir pessoas inocentes e a si mesmo.
Homens X Mulheres
Quando você comparar homens e mulheres de mesmo peso, altura e porte físico, os homens tendem a ter mais músculos e menos gordura que as mulheres. Como o tecido do músculo tem mais água do que o tecido de gordura, uma dada dose ou quantidade de álcool será diluído mais em um homem do que em uma mulher. Por isso, a concentração de álcool no sangue resultante daquela dose será maior em uma mulher do que em um homem, e a mulher sentirá o efeito daquela dose de álcool antes do homem.
Drogas
As drogas podem ser utilizadas de maneira oral, aspiradas pelo nariz ou inaladas até o pulmão ou ainda ser injetada (sendo esta ultima, com efeito mais rápido). O sangue ao chegar no pulmão, sofre a troca de CO² por O², justamente nesse momento de troca é onde a substância entra no sangue, que volta ao coração e é bombeado para os outros tecidos.
Os efeitos no corpo
Como o álcool, seus efeitos só aparecem quando a substância entra em contato com o tecido. Ao chegar no cérebro as drogas podem atuar de diferentes maneiras, a depender do seu tipo e da sua forma de ação e ainda do local de ação visto que, muitas substâncias simulam a função de neurotransmissores. Sendo assim, podem estimular as células nervosas, inibi-las e ainda prolongar a ação de um neurotransmissor (como é o caso da cocaína e do ecstasy).
Como as drogas saem do corpo
O tempo de ação de cada droga vai variar de acordo com o tipo, a quantidade e da pessoa que está usando essas drogas. Elas podem durar alguns minutos, cerca de uma hora mais, ou várias horas.
Efeitos em longo prazo
Da mesma maneira que o tempo de ação da droga, os efeitos em longo prazo dependem do tipo da substância que está sendo consumida. Segue um link no qual você pode visualizar os efeitos em longo prazo das principais substâncias ingeridas.
Se você é ou conhece alguém que seja dependente químico, tanto do álcool quanto das drogas, o primeiro passo para a se livrar desse mal é a conscientização desse problema. Seja familiar ou amigo, você PODE ajudar essas pessoas. Sendo paciente, dando todo suporte necessário a essas pessoas e levando elas a um grupo de apoio. Você pode fazer a diferença na vida dessas pessoas.
E se você não possui nenhum tipo de dependência, que este texto possa mexer com sua cabeça e que você possa a partir de agora ter um uso consciente dessas substâncias!
Nos links a baixo há mais informações sobre tratamento de dependentes do álcool e drogas:
Amigos da rede ...
ResponderExcluirOlá galera , e um imensos prazer poder publicar esta mensagem aqui. Bom sou viciado [opa explico pra vcs não sou mais usuário, porem mi considero viciado pois sou e sempre serei doente químico].Bom gente mas a questão e que fui usuário por quase 20 anos i estou limpo a quase 9 anos.E agora criei uma pagina no facebook{: para falar das drogas , mas e difícil entre amigos ou ate mesmo na sociedade falar dos malefícios das drogas as pessoas virão a cara para um assunto tão serio como este , acho ate que pensam que são imunes a elas mas não existe uma vacina que se toma contra drogas e se criarem uma só sera mais uma droga pra criar um outro vicio pois não existe cura pra viciados, pois a conscientização,e força de vontade e motivação para tira alguém deste mundo , mas em primeiro lugar o reconhecimento de a pessoa esta doente. BOM GENTE E MUITA COISA PRA SE FALAR EM TÃO POUCO ESPAÇO . mas a verdade e que eu to pesquisando grupos de luta contra as drogas e pegando pesquisas baseadas em seus grupos; e enviando para a pagina; mas como já disse e difícil os amigos nñ divulgam , nñ participam, msm fazendo campanha, as pessoas perdem o tempo pra postar bobagens tipo :'' Aaaaaain tomar banho e ir pra balada!!! ^^'' e mal sabem eles que justamente nessas baladas , eles terão a oportunidade de pessoas lhe oferecerem as drogas pela primeira vez, onde a msm poderá entrar em sua vida e destrui-lá completamente. Mas sem delongas gostaria de convida-los a participar conosco && nos ajudar , nessa batalha contra as Drogas, usando nossa pagina:
www.facebook.com/ForaDrogas
Contato por e-mail:
h2.freitas@hotmail.com
Desde de já agradeço e conto com a ajuda de vcs, na esperança de que de elo em elo ; construiremos uma corrente forte o bastante para acorrentar o mal das drogas !!!!
Atenciosamente, Haroldo Freitas.
Haroldo, nós do grupo cativação ficamos gratos pelo seu comentário e parabenizamos a você pela iniciativa. Realmente não é fácil nos dias atuais que as pessoas se interessem em ajudar, nem mesmo numa simples divulgação. Nós do Grupo cativação estamos dispostos a ajudar em tudo que estiver ao nosso alcance, inclusive na divulgação, apesar de abordamos vários outros temas, pois, o grupo não se foca apenas em dependentes químicos. Esperamos que esse seja o inicio de uma grande parceria!
ExcluirAbraço!