Com o desenvolvimento científico e tecnológico que é característica marcante da sociedade contemporânea, nota-se que a leitura cada vez mais tem se tornado um elemento imprescindível para a inserção social do indivíduo e, conseqüentemente, seu conceito de cidadão. Uma vez que através dela ele terá acesso a uma enorme gama de informações e novos conhecimentos que serão de fundamental importância para que possa interagir de uma forma mais consciente na sociedade.
A leitura é a porta para a descoberta de conhecimentos novos. Ler não constitui identificar as palavras, mas fazê-las ter sentido, compreender, interpretar, relacionar e reter o que for relevante. Sempre é necessário nos mantermos em atividade, pois a mente parada e sedentária pode tornar o homem improdutivo e com uma reduzida linha de conhecimento.
A leitura é uma atividade ao mesmo tempo individual e social. É individual porque nela se manifestam particularidades do leitor: suas características intelectuais, sua memória, sua história; é social porque está sujeita às convenções lingüísticas, ao contexto social, à política. (NUNES 1994, p.14)
Em nossa sociedade as informações circulam via meios escritos, através da internet, da televisão, dos outdoors com informes publicitários, dos jornais, das revistas, dos panfletos, dos catálogos e muitos outros veículos de comunicação. Sendo assim, o processo de apropriação da informação e da construção de novos conhecimentos se configura como um processo ativo que está fortemente ligado à leitura. Por isso, o uso social da leitura é algo contextualizado que acontece em diferentes espaços e não obedece a nenhuma regra específica e nem a um padrão sociolingüístico pré-definido.
Nesse sentido é importante fazermos uma definição acerca da palavra cidadania:
A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social. (DALLARI, 1998, p. 14)
Por fim vale constatar que, à medida que o indivíduo começa a ter o hábito de boas leituras, a construção de sua mentalidade, sua mensuração da cidadania e suas potencialidades em qualquer âmbito ficam mais apuradas e mais concretas.
LER É CONHECER A SUA HISTÓRIA, A HISTÓRIA DOS POVOS E ACIMA DE TUDO É ESCREVER COM MAIS SEGURANÇA NAS LINHAS DESSE LIVRO CHAMADO: VIDA.
Filmes Sugeridos:
- O Contador de Histórias, do diretor Luiz Villaça
- Mãos Talentosas, do diretor Thomas Carter
- A Menina que Roubava Livros, baseado no livro do escritor Markus Zusak.
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Leitura Sugerida:
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Autora: Priscila Torres
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