Tudo começou através de um simples diálogo... Uma conversa entre amigos que curtiam as férias... Tratando de diversos assuntos do cotidiano, quando uma ideia nos foi jogada. A princípio apenas um convite, onde passaríamos uma manhã visitando um setor de enfermaria em um hospital. Mas, nos questionamento sobre o que poderíamos fazer por lá (ir fantasiados, contar histórias, levar presentes, fazer brincadeiras, etc.) e sobre quem poderia nos ajudar foi que surgiram as primeiras idéias de formar um grupo sem fins lucrativos com o objetivo de auxiliar na recuperação de pessoas em seus diferentes problemas de saúde através do humor, da música, teatralização, contação de história e inúmeras atividades a se adequar com cada ambiente de intervenção. E na reunião do dia 19 de março de 2011 surgiram os primeiros escritos ao que, primeiramente, chamamos de Projeto Solidário Cartola.
Com o passar do tempo o grupo foi tomando sua forma, e de uma ideia em outra, conseguindo mais adeptos e buscando formas concretas de ajudar pessoas e instituições de maneira que, cada vez mais, nossas ações motivassem outras pessoas a fazerem o mesmo, visto que, por mais vontade que se tenha, nossa condição humana é limitada para ser capaz de ajudar tantos outros. Mas, enquanto humanos, temos a capacidade de cativar e sermos cativados. Foi tomando para nós a frase mais conhecida de O pequeno Príncipe do renomado autor Antoine de Saint-Exupéry: “tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas” que de Projeto Solidário Cartola passamos para Grupo Cativação Projeto Solidário.
O projeto nos deu força para estendermos nossos objetivos visando além da ajuda à pessoas, instituições e ONGs promover defesas de causas sociais através da criação do blog e da divulgação nas redes sociais, estimular a solidariedade através de ações humanitárias (como visitas em hospitais, doações, etc.) e realização de eventos culturais ambientais e socioeducativos que visem causas comuns.
Dentro destes 12 meses que se passaram, desde a primeira reunião enquanto grupo, das nossas 6 intervenções, ações em eventos e outras causas podemos ver o quanto evoluímos como seres humanos, o quanto tem sido gratificante realizarmos este trabalho em que o custo não chega nem às plantas dos pés se comparados à emoção e alegria que pudemos proporcionar às crianças da Instituição Giácono e Lúcia Perrone, aos Idosos do Abrigo Santa Luzia, às crianças das Creche Missionários da Luz, às crianças da Enfermaria do Hospital e Policlínica Prezeres – Jaboatão, as todos do Hospital da Mirueira, às todos que leem nossas atualizações no blog e, principalmente, a nós mesmos.
“Quando lemos ‘tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas’ pensamos logo enquanto nós (o Grupo). Ora, somos sim responsáveis por todas as pessoas pela qual cativamos. Mas, o mais importante também, é que as pessoas que veem nossas ações entendam que, na verdade, são eles (as instituições, hospitais, ONGs etc.) que nos cativaram, é através das ações nobres e humanitárias que vemos destas instituições que fazemos essa troca de carinho, auxílio e cativação. Quando experimentamos algo muito bom não queremos que outras pessoas sintam essa mesma sensação? Pois é esse pensamento que motiva nossas ações.”
Pablo Carvalho
Autor: Pablo Carvalho, presidente e fundador do Grupo CativAção
Nenhum comentário:
Postar um comentário