É bem evidenciado pela ciência que a água foi a origem da vida na terra. A maior parte da terra é formada por água. Os animais e os vegetais precisam da água para sobreviver. E conosco, seres humanos, não seria diferente. Hoje o grupo Cativação, trás para vocês o porquê da água ser tão importante para a sobrevivência do ser humano.
A água e o corpo
A molécula mais importante do ser humano é a água, sendo o corpo humano constituído por aproximadamente 70% de água, podendo variar de acordo com a idade e com o gênero. Além disso, ela tem diversas funções, como principal solvente corporal, várias reações químicas e metabólicas só ocorrem em sua presença e além da sua função de transporte.
A molécula mais importante do ser humano é a água, sendo o corpo humano constituído por aproximadamente 70% de água, podendo variar de acordo com a idade e com o gênero. Além disso, ela tem diversas funções, como principal solvente corporal, várias reações químicas e metabólicas só ocorrem em sua presença e além da sua função de transporte.
Qual o caminho da água no corpo?
Quando ingerimos a água, ela percorre um longo caminho: boca, esôfago, estomago, chega aos intestinos onde é absorvida (intestino delgado), daí ela segue na corrente sanguínea e é direcionada aos diversos órgão para desempenhar suas funções. Um dos órgãos para onde a água é direcionada é os rins. Lá o sangue é filtrado e a água junto com algumas impurezas corporais permanecem armazenadas (pré-xixi) enquanto o sangue purificado volta para o organismo. O pré-xixi antes de virar o xixi propriamente dito sofre outra filtragem onde sais minerais e parte da água são reabsorvidos pelo organismo. Após isso o xixi é encaminhado a bexiga, onde é armazenado até a hora da eliminação. E por incrível que pareça isso tudo ocorre em apenas uma hora.
Quais as funções da água?
Pode parecer uma resposta obvia, mas poucas pessoas sabem qual o papel que a água desempenha no seu corpo. Quer um teste? Enumere pelo menos três funções da água no seu corpo? Viu? Então que tal esclarecermos essas dúvidas.
1. Ajuda na limpeza
Como vimos anteriormente, a água chega até os rins e lá forma a urina (formada de aproximadamente 95% de água) onde são eliminados os resíduos corporais. O rins processam cerca de 1000 litros de sangue para forma 1 litro de urina.
2. Suco digestivo
Por incrível que pareça, a água é o principal componente dos suco gástrico, pancreático e da bile, que são substâncias importantes para o processo de digestão
3. Sangue azul
O plasma (parte líquida do sangue) é formado por 95% de água. Além disso, a velocidade de transporte de nutrientes pelo sistema sanguíneo depende da água.
4. Lubrificante
A água está presente também nos fluidos encontrados nas articulações, funcionando como um lubrificante, evitando o atrito entre nossos ossos.
5. Cérebro protegido
O liquor (líquido que envolve o sistema nervoso) lubrifica as meninges (membranas que envolvem o cérebro) evitando assim impactos na massa encefálica.
O que acontece com o corpo quando ele fica sem água?
Um ser humano consegue passar várias semanas sem ingerir nenhum tipo de alimento, mas quando se trata da água, não é bem assim que funciona. Os seres humanos, ao passar de 3 a 5 dias sem água, podem morrer. Quando estamos sem água, o corpo não consegue manter a temperatura corporal; perdemos força muscular; ficamos com às fezes mais secas e endurecidas, dificultando sua eliminação; a pressão cai; as mucosas secam; ocorrem sangramentos no nariz, os olhos ficam vermelhos, a produção de saliva diminui; há formação de pedras nos rins; o corpo dói e, por incrível que pareça, isso prejudica a função sexual do homem, visto que é necessário que o sangue flua rapidamente para o órgão, e uma menor quantidade de água no organismo dificulta esse deslocamento.
Bem galera, esperamos ter esclarecidos algumas dúvidas de vocês sobre a água e lembre-se: consuma água regularmente e inclua frutas na sua dieta (frutas são fornecedores secundários de água para nosso corpo). Além disso, economize água, pois como vimos... você não sobrevive sem ela!
Autor: Paulo Marinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário