Ao nos depararmos com pessoas deficientes físicas, nos vem à mente o quanto deve ser difícil para elas viverem em um mundo onde existem barreiras arquitetônicas que as impede de ter acesso a espaços públicos, sociais e culturais. Além das dificuldades de acessibilidade, existe outra barreira: a do preconceito, que mesmo no século XXI quando a informação e o conhecimento estão disponíveis de forma rápida e pratica, ainda traz prejuízos para todas as pessoas com deficiência.
Não só no Brasil, mas em todo o mundo, as sociedades estão se adaptando para atender melhor as necessidades dos deficientes físicos, onde a justiça social só será plena quando quebrar as barreiras do preconceito existentes nela, trazendo pra si iguais oportunidades a todos os cidadãos.
O que é deficiência motora:
Considera-se deficiência motora qualquer défice ou anomalia que tenha como consequências uma dificuldade, alteração e/ou a não existência de um determinado movimento considerado normal no ser humano. As alterações dos movimentos podem ter origem em alterações dos grupos musculares, da estrutura óssea, da estrutura ósseo-articular ou em anomalias do Sistema Nervoso Centra. Podem ter um carácter definitivo (estável, isto é, que não sofre alterações com o tempo) ou evolutivo (que tem tendência a modificar-se ao longo do tempo).
Símbolo Oficial
Quem pode ser considerado deficiente motor?
Considera-se deficiente motor todo o indivíduo que seja portador de deficiência motora, de carácter permanente, ao nível dos membros superiores ou inferiores, de grau igual ou superior a 60% (avaliada pela Tabela Nacional de Incapacidades, aprovada pelo decreto de lei nº 341/93, 30 de Setembro). Para, além disso, ser titular deste nome é necessário que essa deficiência dificulte, comprovadamente, a locomoção na via pública sem auxílio de outrem ou recurso de meios de compensação, bem como o acesso ou utilização dos transportes públicos.
Como pode ser comprovada a deficiência?
As declarações de incapacidade das deficiências motora ou multideficiência podem ser emitidas: Juntas médicas, nomeadas pelo Ministro da Saúde nos casos de pessoa com deficiências civis; Direções dos serviços competentes de cada um dos ramos das Forças Armadas; Comandos-Gerais da Guarda Nacional Republicana e da Policia de Segurança Pública.
Quais as causas da deficiência motora mais frequentes?
- Acidentes de trânsito;
- Acidentes no trabalho;
- Erros médicos;
- Problemas na formação do feto;
- Violência;
- Desnutrição etc.
Quais os tipos de deficiências?
Medidas preventivas:
- Maior consciencialização por parte das mulheres acerca da necessidade de fazer acompanhamento médico pré-natal;
- Existirem mais pessoas treinadas no resgate de vitimas de acidentes de transito;
- Consciencialização dos riscos da hipertensão e da diabetes;
Sites/ Associações Sugeridos:
Paraolimpíadas:
Leituras Sugeridas:
“Lutar pelos direitos dos deficientes é uma forma de superar as nossas próprias deficiências”
J.F.Kennedy
Filmes Sugeridos:
- Uma janela para o céu;
- Meu pé esquerdo;
- Gaby uma Historia Verdadeira;
- O Despertar para a vida;
- Carne trêmula;
- Nascido em 4 de Julho;
Livro Sugerido:
- Feliz Ano Velho - PAIVA, MARCELO RUBENS / Editora: OBJETIVA
Texto por: Priscila Torres
Nenhum comentário:
Postar um comentário