Incluir significa fazer ‘com que faça parte’. E inclusão é o ato ou
implicAÇÃO de incluir. Assim, a inclusão social dos indivíduos
marginalizados na sociedade significa torná-las participantes da vida
social, econômica e política, assegurando o respeito aos seus direitos
no âmbito da Sociedade, do Estado e do Poder Público. Portanto, a
inclusão social tem por alicerce a vigência dos direitos específicos das
pessoas e está diretamente ligada à vigência dos direitos humanos
fundamentais.
A noção da igualdade regula a sociedade democrática
atual e tornou-se a cobrança moral segundo a qual todos OS INDIVÍDUOS
devem ser tratados da mesma forma: como cidadãos. Todos são avaliados
iguais em alusão as qualidades constitutivas da natureza humana como a
razão, a responsabilidade moral, a liberdade. Nesse sentido, a igualdade
supõe que avaliemos as pessoas diferentes como análogos, mas não
forçosamente idênticas. De acordo com essa lógica, as desigualdades de
condição social existem, devendo ser abolidas ou ajustadas mediante um
tratamento igualitário.
Essa igualdade formal entre pessoas
significa também que, dentro de um contexto democrático, reconhece-se
que cada indivíduo possui certo número de direitos, como a liberdade de
locomoção, de voto, de expressão, de opinião, etc. Contudo, para que
haja verdadeiramente igualdade e liberdade, o princípio de igual
respeito entre os indivíduos deve ser plenamente aceito e disseminado na
sociedade.
Esse princípio traduz-se
pela idéia de que a igualdade entre os indivíduos requer que cada um
reconheça a igualdade em dignidade do outro e aja em relação ao outro
com espírito de fraternidade, independentemente das diferenças de sexo,
raça, nacionalidade, etnia, religião, etc.
Reparem
naqueles meninos que ficam nos sinais (semáforos ou faróis)! Quantos
daqueles meninos realmente necessitam estar ali? Quantos daqueles têm
casa e família, mas preferem estar ali? Olhem mais para as condições das
vias e a acessibilidade daqueles que necessitam de cuidados maiores?
Por que os índios seriam mais atrasados socialmente que essa nossa
sociedade tão mesquinha e marginalista?
Estude todo o
sistema corporal e notem que diferença a cor da pele substancialmente
faz? Notem que se você tem o direito de amar a quem quiser, por que os
homossexuais não teriam? Por que pequenas diferenças no sexo do
indivíduo irão delimitar quem é melhor que quem? Por que sua etnia irá
definir os seus direitos ou sua falta deles? Por que sua Cultura irá lhe
diminuir? Por que a minha religião é melhor que a sua?
NOSSAS
DIFERENÇAS SUTIS DE: COR, ETNIA, SEXO, OPÇÃO SEXUAL/AMOROSA, CULTURA E
OUTRAS RELAÇÕES NÃO DEFINEM CARÁTER... MENTALIDADE PEQUENA SIM! DIGA NÃO
A EXCLUSÃO SOCIAL!
“Triste mundo, que veste quem está vestido e despe quem está nu”
Calderón de La barca (dramaturgo e poeta espanhol)
Ruídos da intolerância...
O Grito das minorias
Ele grita: - Olha a pilha... Olha a pilha...
Um real é um real
Empilha papelão e papel
defende o pão nosso
Empilha seu pão
todo dia...
Outro grita - meu Cristo
na cruz ou no céu
Vem aqui estou ‘Cristo’ também
Crucificado sem trabalho e sem fé...
Minha sombra está nas ruas
sem luz e na amargura...
*
O barulho dos loucos
Eles gritam o que só eles percebem
Todos clamam...
Uns deliram, outros alucinam sua dor...
A maioria, também loucos,
preferem não ver ou ouvir
a exclusão e o grito
de um e outro...
*
Os Sons dos ‘surdos’
Chaleira chiando
Chinelos chegando
O choro e a chuva
O sino das seis
O
ronco da fome
Canto de um pássaro
Toque dos lábios
Latidos ao longe
Vento que varre
O som das águas
Copo que cai
Porta que bate
Gaveta que
abre
Caneta que roça o papel
O zíper abrindo
O som da sua respiração...
*
Aqui e distante há sons da exclusão Social...
Autor Desconhecido
Texto por: Priscila Torres
Vídeo Sugerido:
A menina que calou o mundo em 5 minutos
- Link Sugerido:
Organização Internacional do Trabalho
- Livros Sugeridos:
1.
Os Indicadores de Desenvolvimento Humano (IDH) como instrumento de
mensuração de desigualdades étnicas: o caso Brasil de Marcelo Paixão.
2. Ética prática de Peter Singer.
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