terça-feira, 22 de maio de 2012

Inclusão social de um Surdocego



O indivíduo surdocego é aquele que tem uma perda substancial da visão e da audição. Perda essa em que a combinação das duas deficiências causa um extremo problema na conquista de metas educacionais, vocacionais, de lazer e sociais, como consta nos documentos da I Conferência Mundial Helen Keller - sobre Serviços para os Surdo-cegos (Jovens e Adultos). A partir de informações do Instituto Benjamim Constant - do Rio de Janeiro, o comprometimento simultâneo dos sentidos variam de indivíduo para indivíduo.

Um dos enormes desafios da inclusão é abordar todos em igualdade de direitos a educação dando valor a diversidade no sentido em que cada um possa contribuir em sua especificidade.

E os direitos previstos em lei?

Como previsto na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, que fala no Art. 203.- A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social, e tem por objetivos: I - a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice; II - o amparo às crianças e adolescentes carentes; III - a promoção da integração ao mercado de trabalho; IV - a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária.

Existem programas de auxílio?

Atualmente, em todo o mundo, vêm sendo ampliados programas de atendimento ao surdo-cego e de apoio aos seus familiares:

1. Espanha, a "Unidad Educativa para Niños Sordociegos" da ONCE;
2. Portugal, o "Instituto Jacob R. Pereira";
3. França, o "Centre d'Éducation Spécialisée pour Sourds-Aveugles";
4. Itália, a "Lega del Filo d'Oro";
5. Dinamarca, o "Nordic Staff Training justify for the Deaf-Blind Services";
6. Rússia, o Lar "Zagorsk" para a Criança Surda-Cega;
7. Alemanha, o "Deutsches Taubblindenwerk";
8. Inglaterra, a "Carnbooth School";
9. Finlândia, a Associação Finlandesa de Surdocegos;
10. Estados Unidos, o "Helen Keller National justify for Deaf-Blind Youths and Adults";
11. Brasil a "Fundação Municipal Anne Sullivan", a "Associação para Deficientes da Audio-Visão - ADeFAV, ambas em São Paulo e, mais recentemente, o Instituto Benjamin Constant, através do "Programa Piloto de Atendimento ao Deficiente Auditivo Visual" 


Surdocego 

Tenho de viver com a minha surdocegueira e sem remédio. Sempre pensei numa outra vida mais feliz, Mas às vezes a vida parece querer que seja infeliz E noutras ocasiões dá-me tédio, tédio, tédio… O meu mundo é o mundo das pequenas coisas, Coisas que se conhecem e se repetem sem cessar. Apetece-me tudo de novo começar, Mas já estou preso às pequenas coisas. Gostava de poder ver o que se passa na rua, Ouvir as músicas que palpitam sob os meus dedos, Passear por todos os lugares amenos Que existem na minha fantasia no fim da minha rua… Quem me dera ter amigos em vez de vizinhos Que vivessem junto de mim e fossem só meus, Pois a falta que sinto sabe-a Deus. Porém, aqui é só a minha família e os meus vizinhos. Sou surdocego e sinto-me útil aos demais. A minha visão das coisas pode ser diferente, Mas nem por isso sou eficiente

Como o são todos os demais! Contudo, o que mais me escurece a alma É achar o meu mundo muito pequeno e desinteressante Como se a minha inteligência fosse insignificante E comer, dormir e enfadar-me me trouxessem calma! Sou surdocego e quero viver o sonho Que transportam as aves da liberdade e do céu cetim, Não quero acabar assim: Preso a um colete de forças e tristonho. Por isso é que eu soube escolher Como quem prefere ser independente E o menos possível deficiente, Pois o surdocego também pode escolher. 

(Autor Desconhecido)

"Nós não devemos deixar que as incapacidades das pessoas nos 
impossibilitem de reconhecer as suas habilidades." 

Hallahan e Kauffman, 1994.



Texto por: Priscila Torres

  • Links Sugeridos

http://www.ibc.gov.br/?itemid=98 http://saci.org.br/?modulo=akemi&parametro=1659

http://www.bengalalegal.com/surdocego

  • Filmes Sugeridos:

1. BLACK - Direção: Sanjay Leela Bhansali;

2. O Piano – Direção: Jane Campion;

3. Querido Frankie – Direção: Shona Auerbace;

4. O Segredo de Beethoven – Direção: Agnieszka Holland.

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