O indivíduo surdocego é aquele
que tem uma perda substancial da visão e da audição. Perda essa em que a
combinação das duas deficiências causa um extremo problema na conquista
de metas educacionais, vocacionais, de lazer e sociais, como consta nos
documentos da I Conferência Mundial Helen Keller - sobre Serviços para
os Surdo-cegos (Jovens e Adultos). A partir de informações do Instituto
Benjamim Constant - do Rio de Janeiro, o comprometimento simultâneo dos
sentidos variam de indivíduo para indivíduo.
Um dos enormes
desafios da inclusão é abordar todos em igualdade de direitos a educação
dando valor a diversidade no sentido em que cada um possa contribuir em
sua especificidade.
E os direitos previstos em lei?
Como
previsto na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, que
fala no Art. 203.- A assistência social será prestada a quem dela
necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social, e tem
por objetivos: I - a proteção à família, à maternidade, à infância, à
adolescência e à velhice; II - o amparo às crianças e adolescentes
carentes; III - a promoção da integração ao mercado de trabalho; IV - a
habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a
promoção de sua integração à vida comunitária.
Existem programas de auxílio?
Atualmente, em todo o mundo, vêm sendo ampliados programas de atendimento ao surdo-cego e de apoio aos seus familiares:
1. Espanha, a "Unidad Educativa para Niños Sordociegos" da ONCE;
2. Portugal, o "Instituto Jacob R. Pereira";
3. França, o "Centre d'Éducation Spécialisée pour Sourds-Aveugles";
4. Itália, a "Lega del Filo d'Oro";
5. Dinamarca, o "Nordic Staff Training justify for the Deaf-Blind Services";
6. Rússia, o Lar "Zagorsk" para a Criança Surda-Cega;
7. Alemanha, o "Deutsches Taubblindenwerk";
8. Inglaterra, a "Carnbooth School";
9. Finlândia, a Associação Finlandesa de Surdocegos;
10. Estados Unidos, o "Helen Keller National justify for Deaf-Blind Youths and Adults";
11.
Brasil a "Fundação Municipal Anne Sullivan", a "Associação para
Deficientes da Audio-Visão - ADeFAV, ambas em São Paulo e, mais
recentemente, o Instituto Benjamin Constant, através do "Programa Piloto
de Atendimento ao Deficiente Auditivo Visual"
Surdocego
Tenho de viver com a minha surdocegueira e sem
remédio. Sempre pensei numa outra vida mais feliz, Mas às vezes a vida
parece querer que seja infeliz E noutras ocasiões dá-me tédio, tédio,
tédio… O meu mundo é o mundo das pequenas coisas, Coisas que se conhecem
e se repetem sem cessar. Apetece-me tudo de novo começar, Mas já estou
preso às pequenas coisas. Gostava de poder ver o que se passa na rua,
Ouvir as músicas que palpitam sob os meus dedos, Passear por todos os
lugares amenos Que existem na minha fantasia no fim da minha rua… Quem
me dera ter amigos em vez de vizinhos Que vivessem junto de mim e fossem
só meus, Pois a falta que sinto sabe-a Deus. Porém, aqui é só a minha
família e os meus vizinhos. Sou surdocego e sinto-me útil aos demais. A
minha visão das coisas pode ser diferente, Mas nem por isso sou
eficiente
Como o são todos os demais! Contudo, o que mais me
escurece a alma É achar o meu mundo muito pequeno e desinteressante Como
se a minha inteligência fosse insignificante E comer, dormir e
enfadar-me me trouxessem calma! Sou surdocego e quero viver o sonho Que
transportam as aves da liberdade e do céu cetim, Não quero acabar assim:
Preso a um colete de forças e tristonho. Por isso é que eu soube
escolher Como quem prefere ser independente E o menos possível
deficiente, Pois o surdocego também pode escolher.
(Autor Desconhecido)
"Nós
não devemos deixar que as incapacidades das pessoas nos
impossibilitem
de reconhecer as suas habilidades."
Hallahan e Kauffman, 1994.
Texto por: Priscila Torres
- Links Sugeridos:
http://www.ibc.gov.br/?itemid=98 http://saci.org.br/?modulo=akemi¶metro=1659
http://www.bengalalegal.com/surdocego
- Filmes Sugeridos:
1. BLACK - Direção: Sanjay Leela Bhansali;
2. O Piano – Direção: Jane Campion;
3. Querido Frankie – Direção: Shona Auerbace;
4. O Segredo de Beethoven – Direção: Agnieszka Holland.
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