sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dia Mundal sem Carro e a Participação Recifense


Notícias a respeito do trânsito são presença marcada nos meios de comunicação. Também não é difícil ouvir alguém reclamando dos enormes congestionamentos ou das péssimas condições dos transportes públicos. O tema é popular mas talvez não seja corretamente discutido visto que exaltar os problemas apenas não transformam a realidade.

Para tentar mudar essa realidade surgiu no final do século XX um movimento em algumas cidades da Europa afim de agir em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida. É o chamado DIA MUNDIAL SEM CARRO que atualmente ocorre todo dia 22 de setembro. 

O DIA MUNDIAL SEM CARRO é um manifesto que traz à reflexão os problemas causados pelo uso exagerado de automóveis e propõe que outros meios de transporte mais sustentáveis possam ser utilizados, entre eles, destaca-se a bicicleta. O protesto não discute a utilidade do uso do carro, mas, o seu uso inadequado.

Em São Paulo, o manifesto ocorre desde 2003 e a chamada bicicletada é a forma mais utilizada para isso. A bicicletada é quando os ciclistas se juntam para revindicar o seu espaço nas ruas divulgando a bicicleta como meio de transporte viável e conscientizando a população para o uso ecologicamente correto dos meios de transporte.

Em 2010, vários estados brasileiros realizaram atividades programadas para uma semana. No ano passado algumas cidades estenderam a comemoração para todo o mês de setembro, sendo chamado de o mês da mobilidade. Isso só mostra a grande proporção que a iniciativa vem tomado.

Este ano em Recife a programação foi para todo o mês. Uma dessas ações foi a chamada DESAFIO INTERMODAL RECIFE 2012. A ideia foi simples e bastante interessante. Vários grupos saíram ao mesmo tempo de determinada parte do Recife, cada um usando um meio de transporte a fim de encontrarem-se em outro ponto da cidade previamente marcado. O objetivo foi mostrar quanto tempo seria gasto no percurso por cada meio de transporte. O resultado dessa iniciativa foi bastante curioso, veja abaixo:

MODALIDADE/TEMPO GASTO
  • Bicicleta roda fixa: 36min 06seg
  • Patins: 37min 20seg
  • Moto: 38min 30seg
  • Bicicleta dobrável + metrô: 42min 06seg
  • Bicicleta de passeio: 49min 28seg
  • Bicicleta + barco: 52min 19seg
  • Metrô + andando: 59min 18seg
  • Carro: 01hora 01min
  • Corrida: 01hora 02min
  • Ônibus: 01hora 19min
  • Ônibus + metrô: 01hora 28min
  • Caminhada: 01hora 44min
Abaixo, alguns momentos do desafio intermodal Recife 2012.


E as ações não param por ai! Uma bicicletada está sendo organizada:


Sites relacionados:

Para complementar, existe um texto circulando no Facebook que mostra alguns "aprendizados" que nós obtemos ao ter o hábito de andar de ônibus. O link do texto é: http://fernandapaiva.com/blog/2012/09/19/por-que-andar-de-onibus-faz-bem-ao-seu-carater/

Neste domingo, 23 de Setembro, também será promovido o primeiro passeio ciclístico PEDALA PE. O passeio busca incentivar o uso da bicicleta e o seu convívio com outros meios de transporte urbano, como ônibus e metrô. As inscrições são até hoje, dia 22, no Quartel do Derby, e é necessário levar 2 kg de alimentos não perecíveis.

(clique para ampliar)


Nenhum comentário:

Postar um comentário