O dia 01 de dezembro foi escolhido pela ONU para ser o DIA MUNDIAL DE COMBATE À AIDS, o grupo CativAção abraça a causa e faz jus ao dia. Vamos aprender, refletir e divulgar informações importantes sobre esta doença!
A AIDS é o estágio mais avançado de uma doença causada por um vírus (HIV) que ataca o sistema imunológico (o sistema que defende o corpo) destruindo as células que fazem parte desse sistema, os linfócitos T-CD4. Essas células exercem papel semelhante ao de soldados em nosso organismo. Com essas células destruídas o corpo fica sem defesa e exposto a diversas doenças oportunistas, chamadas assim, pois aproveitam-se do quadro indefeso da pessoa infectada. Algumas dessas doenças são: pneumonias, infecções, herpes, diarréias, alguns tipos de câncer, meningites e tuberculose.
O HIV é contraído a partir do contato do sangue contaminado com o não contaminado, isso pode ocorrer das seguintes formas:
- Sexo anal, vaginal ou oral sem camisinha;
- Uso da mesma seringa e agulha entre duas pessoas;
- Transfusão sanguínea com sangue contaminado;
- Mãe HIV+ pode passar para o filho, é a chamada transmissão vertical (Se acompanhada desde o pré-natal, estratégias são desenvolvidas a fim de diminuir consideravelmente a chance do bebê se contaminar com o vírus);
- Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.
É muito importante se proteger de todos esses fatores de risco, por mais que não pareçam apresentar perigo. Diz-se isso porque os sintomas da doença podem demorar a aparecer, o que aumenta o poder de infecção. Uma pessoa pode não saber ou parecer que está infectada e mesmo assim transmitir o vírus para outras pessoas.
Quando exposto ao vírus a pessoa leva geralmente entre 3-6 semanas para apresentar os primeiros sintomas. De início, são semelhantes aos de uma gripe comum (o que faz muitos casos passarem despercebido). Logo após, a pessoa infectada passa por um período assintomático, que pode durar anos. Quando em estágio avançado, surgem sintomas como: infecções freqüentes, emagrecimento, diarréia, febre e suores noturnos.
Atualmente a AIDS não tem cura, porém quanto mais precocemente for diagnosticada, menores serão as conseqüências e maior a qualidade e o tempo de vida.
O tratamento consiste num conjunto de medicamentos combinados para combater a doença, é o famoso coquetel. No Brasil, o governo oferece tratamento gratuito para os contaminados, mas nem sempre os medicamentos são encontrados nos hospitais, por terem um custo muito alto. Muito agressivo, o coquetel traz consigo muitos efeitos colaterais que vão de náuseas a vômitos até problemas renais e de fígado.
Mitos sobre a transmissão da AIDS:
- Beijo no rosto ou na boca;
- Picada de inseto;
- Talheres, copos;
- Banheiros, piscinas;
- Sabonete/ toalha/ lençóis.
Pode parecer desnecessário oferecer essas informações, muitos podem pensar que a maioria da população já tem posse desse conhecimento tão divulgado pela mídia, mas não é a realidade. Pesquisas de Comportamento, Atitudes e Práticas Relacionadas às DST e Aids apontam que entre os jovens de 15 a 24 anos, o uso da camisinha cai de 61% na primeira relação para 50% nas relações sexuais com parceiros casuais.
LINKS SUGESTIVOS:
Texto por: Adrielle Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário